Elementos: História e visual da nova animação Pixar (Crítica)
Elementos é um filme da Pixar, que já é mais do que consolidada no universo dos filmes de animação, o que acaba causando bastante expectativa no público, tanto no quesito visual quanto no roteiro. Veja a seguir alguns pôsteres oficiais:
O filme Elementos se passa na cidade Elemento, que é habitada por seres fantasiosos representados pelos elementos da natureza: terra, ar, água e fogo, mas o filme traz uma questão importante que é a dos imigrantes, e os personagens do fogo fazem esse papel, eles sofrem algum tipo de preconceito por não serem nativos desta cidade, durante várias cenas, é possível notarmos personagens de outros elementos incomodados com a presença de quem é do fogo.
Personagens em Elementos
Temos como protagonista a Faísca, do elemento fogo, em seu caso, ela cresceu nesta cidade e seus pais são imigrantes. Com muito esforço, sua família construiu o próprio negócio, que é a loja do fogo, no qual seu pai sonha em passar o bastão dos negócios para Faísca, sua única herdeira, mas a garota sofre com sua personalidade um tanto temperamental, ela tem a cabeça literalmente esquentada, e atender os clientes exige muita paciência, este é um dos pontos que nossa protagonista precisa lidar ao longo da trama.
Em contrapartida, também temos o Gota, do elemento água, um rapaz muito tranquilo e sentimental. O destino acaba fazendo com que ele cruze o caminho de Faísca, pois o moço trabalha com encanamento, e se envolve em uma situação que gera muitos problemas para o estabelecimento da família de Faísca.
Gota acaba tomando as dores de Faísca, e então nasce uma amizade entre eles, o rapaz tenta ajudar a moça a solucionar seus problemas, mas no meio do caminho, a amizade evolui para uma paixão, porém, será que o amor entre água e fogo é possível? Eles são o extremo oposto, Faísca é literalmente esquentadinha, enquanto Gota é um rapaz sensível, água apaga fogo e fogo faz a água evaporar. Olha, é uma situação bem improvável, mas muito divertida de assistir.
O filme foi dirigido por Peter Sohn, que também trabalhou em animações como O Bom Dinossauro, Up: Altas Aventuras, Toy Story 3, Ratatouille, Os Incríveis e Procurando Nemo.
A animação de Elementos está impecável, eles conseguiram construir com metáforas e representar um universo fantasioso, totalmente novo, de uma forma bem legal e divertida. No caso dos elementos terra e ar, eles aparecem de forma mais figurante, pois o foco realmente é nos protagonistas de água e fogo.
Peter Sohn, contou que se inspirou muito em sua própria história para trabalhar no filme, pois sua origem é coreana e sua esposa é norte-americana, então Peter teve que lidar com muitas questões culturais também.
É incrível ver a construção visual de cada personagem de acordo com seu elemento. O Gota, por ser feito de água, tem um andar todo molenga, muito engraçado, e ele chora com muita facilidade, enquanto Faísca, por ser feita de fogo, já tem um movimento diferente e as roupas são de uma espécie de metal, devido à alta temperatura de seu corpo. Além disso, por conta de seus elementos, eles possuem algumas habilidades particulares, e suas personalidades carregam muitas referências. A Pixar realmente capricha na caracterização dos personagens.
Confesso que eu não estava esperando que o filme se tratasse de um romance, estava esperando uma narrativa semelhante ao filme Divertidamente, mas foi uma surpresa muito legal, ver uma espécie de comédia romântica animada, com direito a trilha sonora do cantor Lauv. É um filme que dá para assistir com a família, com crianças, independente da idade, pois é muito leve.
A gente fica curioso para saber o desfecho da trama, como eles iriam resolver um romance entre dois personagens que não conseguem se tocar?
Durante todo o filme, ouvimos que fogo e água não se misturam, e é interessante ver as diferenças culturais entre as duas famílias, além de outros dramas familiares e questões sociais que a protagonista sofre.
O filme tem recebido avaliação mediana por algumas críticas, e teve uma baixa adesão na estreia dos cinemas, porém, de acordo com a avaliação dos usuários do google, a aprovação está em 87%. Algumas pessoas têm criticado o tema abordado pela trama, mas eu, particularmente achei que a questão dos imigrantes foi tratada de uma forma muito coerente e inteligente.
Acredito que algumas pessoas estão muito intolerantes com questões de minorias, por conta de toda a oposição com militâncias nos cinemas e afins, é um assunto polêmico, mas precisamos nos conscientizar sobre esses temas sensíveis para construirmos uma sociedade mais justa para todos.
Trailer da animação Elementos
LEIA TAMBÉM
Os melhores filmes de ação do século XXI.
Super Mario Bros: O Filme é uma carta de amor aos fãs ( Crítica )
Elementos
ANO:
PAÍS:
DURAÇÃO:
DISPONÍVEL:
2023
Estados Unidos
1h42 min
CINEMA
NOTA:
E você já assistiu? Deixa ai nos comentários.
Compartilhe com seus amigos que precisam assistir essa ótima animação.