Mitos e Verdades sobre a primeira tatuagem

0

Após decidir que queremos fazer uma tatuagem, as primeiras coisas que buscamos na internet são informações como, “Onde a tatuagem doe menos?”, “Quais desenhos doem menos”, “Posso beber depois fazer uma tatuagem?“. E no meio dessas perguntas não é incomum encontrar informações erradas. Por isso trouxemos 10 Mitos e Verdades, sobre a sua primeira tatuagem.

1. Agulha deve ser descartável

Verdade! Sim, as agulhas devem ser descartáveis. Cada vez que um tatuador faz uma nova tatuagem, novas agulhas devem ser utilizadas, então quando for fazer a sua tattoo, se liga, o profissional deve abrir os equipamentos em sua frente, para que você tenha a certeza que é a primeira vez que ele está usando. Após o uso das agulhas, elas devem ser descartadas em um local apropriado.

2. Tatuados não podem doar sangue

Essa vocês já devem ter ouvido falar bastante, mas é Mito! Pessoas com tatuagens podem sim ser doadores de sangue e receber transfusões, mas devem aguardar o período de ao menos 1 ano.

3. As casquinhas não podem ser removidas

Para que já fez uma tatuagem já sabe, mas se você for fazer a primeira tatuagem, saiba que as casquinhas que se formam após a tatuagem não podem ser removidas. Portanto é Verdade! Você não deve retirar as casquinhas da sua tatuagem de forma alguma. Ao fazê-lo, você prejudicará a cicatrização da sua tatuagem ou até mesmo danificar a sua tattoo. Se a sua tatuagem coçar, você pode dar leves encostadas para aliviar o desconforto.

4. Diabéticos não podem fazer tatuagem

Mito! Pessoas com diabetes podem fazer tatuagens, desde que tenham controle total da glicemia. No entanto, é recomendado evitar tatuagens em áreas da pele onde normalmente são aplicadas injeções de insulina. Ou seja pode sim fazer a sua tatuagem, porém é necessário ter alguns cuidados e atenção ao fazer.

Mitos e Verdades sobre a primeira tatuagem / Freepik Image

5. Comer chocolate e fritura faz mal

Verdade! O consumo de chocolate e alimentos fritos pode dificultar a cicatrização da sua pele. Durante o período de cicatrização de uma tatuagem, é importante evitar certos alimentos conhecidos como “alimentos remosos” como carne de suína, camarão, hambúrguer e frituras em geral. Esses alimentos possuem propriedades inflamatórias devido à presença de gorduras hidrogenadas, açúcar, sal e óleos refinados, opte por comer frutas e beba bastante água que é sucesso.

6. Quem fez uma tattoo não pode ir à praia

Mito! Qualquer pessoa com tatuagem pode ir tranquilamente à praia. No entanto, tem o cuidado por período, sendo recomendado evitar o mar e a exposição ao sol por 1 mês após a realização da tatuagem, durante a cicatrização. Após esse período, você está liberado para curtir a sua praia. Recomendasse sempre o uso de protetor solar ao se expor ao sol.

7. Tatuagem na gravidez

Verdade! Não é recomendado fazer tatuagens durante a gravidez e o período de amamentação. Existem diversos fatores que contribuem para essa restrição, incluindo a composição da tinta utilizada na tatuagem. A tinta pode entrar na corrente sanguínea e interferir no desenvolvimento do bebê, além de aumentar o risco de infecções. O melhor é esperar a gravidez e o puerpério passar para você ter a sua primeira ou a sua próxima tatuagem.

8. Algumas partes do corpo são mais sensíveis à dor

Verdade! Áreas próximas de nervos com a superfície da pele como como joelhos e cotovelos tendem a ser os locais sensíveis a dor. Portanto, é recomendado escolher cuidadosamente a região do corpo a ser tatuada, levando em consideração a sensibilidade individual. Caso seja a sua primeira tattoo, opte por locais como: lateral do bíceps, antebraço ou panturrilha. Essas partes do corpo tendem a doer menos, devido a quantidade de gordura e músculo das regiões.

9. O local que tem tatuagem não nasce mais pelo

Mito! Pode ficar tranquilo que você não vai fica com um braço sem pelo. Quando você vai ao tatuador ele tira os pelos do local onde será a tatuagem para melhor fixação da tinta e também para poder desenhar melhor. Más, uns dias depois os pelos crescem nas áreas tatuadas normalmente.

10. Beber antes de fazer uma tattoo ajuda a desbotar a cor

Mito. Não há uma explicação convincente ou evidências científicas que sustentem essa afirmação. No entanto, é importante ressaltar que tatuadores profissionais não recomendam o consumo de álcool antes de fazer uma tatuagem. O álcool tende a afinar o sangue, o que pode resultar em um processo de cicatrização mais longo, difícil e doloroso devido ao aumento do sangramento da pessoa. Então apenas evite beber se for fazer a sua primeira ou nova tattoo.


LEIA TAMBÉM

Tatuagem: Resumo da história + 14 Curiosidades


Gostou do conteúdo, sabia desses mitos?
Compartilhe conosco nos comentários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *